Zenmec.com.br é um site independente de oficinas, onde você recebe 3 orçamentos grátis

Receba e compare 3 orçamentos de Troca de Óleo.

Economize até 40%

Rápido e fácil de usar

Oficinas avaliadas por clientes

Economize tempo e dinheiro no conserto do seu carro

Tenha total segurança

Todas nossas oficinas são avaliadas por clientes como você

Rápido e fácil

Receba 3 orçamentos de oficinas próximas em até 48h (dias úteis).

Precisa de ajuda?

Temos mecânicos preparados para atendê-lo.

(11) 2384-4045 | (11) 99158-6198
facebookrating

Nossos clientes estão satisfeitos porque estão com a manutenção do carro em dia sem gastar demais!

Carla M.

Aprovado!!! Orçamentos conforme sua localização. Escolhi o de melhor custo/benefício e também tive um ótimo atendimento!

Luciano S.

Muito bom!! Prático e eficiente! Recomendo com certeza, Serviço honesto.

BaBi D. C.

Orçamento rápido, prestativos e atenciosos. Adorei! Recomendo

Troca de óleo

Serviço de troca de óleo e filtro.
Sem o óleo do motor certo, ou usando um óleo muito velho pode causar o desgaste do motor. O óleo serve para lubrificar partes fundamentais do motor. A troca de óleo e filtro está especificada no manual do proprietário, se você seguir as recomendações não terá problemas.
Se você possui um carro mais antigo e quer economizar, utilize óleo para 10.000 km ou 1 ano, o que acontecer antes.


Quanto é importante o óleo do carro

Óleo do motor possui várias funções. Ele lubrifica o motor do carro, mantém o motor limpo e é uma parte regular da manutenção do carro, você deve prestar atenção nisso.
Lembre-se de verificar continuamente o nível de óleo em seu motor. Recomenda-se que você verifique o nível de óleo a cada 1.000-2.000 km percorridos. Se você usa o seu carro principalmente para trechos curtos e dentro da cidade, é uma boa ideia verificar o nível do óleo cada 1.000 km, pois isso desgasta mais no motor do seu carro.
Como regra geral, é uma boa ideia substituir o óleo do motor, uma vez por ano ou a cada 10.000 km. Verifique o manual de instruções do carro para saber quando trocar, pois pode variar. Em caso de dúvida, recomendamos que você pergunte sobre isso quando solicitar um orçamento.
Alguns veículos mais novos possuem intervalo de troca de até 50.000 km, pois utilizam um óleo especial. Nestes casos é fundamental utilizar o óleo correto para manter a garantia e evitar desgaste no motor.

O preço da troca de óleo é barata comaparando com outros serviços. Por isso vale a pena investir neste serviço e preservar o motor.

Lembre-se de fazer a troca do filtro

O óleo circula no motor para lubrificar as peças e manter a vedação do motor e pistões. Ao mesmo tempo, os resíduos da combustão, sujeira no ar podem ser sugado para dentro do motor.
O filtro de óleo garante que as impurezas não chegaram ao motor, são filtradas. O óleo se mantem limpo mas pode acontecer de alguma partícula de sujeira ficar depositada no filtro ou até mesmo no óleo. Por isso é importante fazer a troca do filtro para que o novo óleo não seja contaminado por impurezas.
Para retirar o filtro de óleo, utiliza-se uma ferramenta especial que custa cerca de R$40 reais, mas todas as oficinas tem. O ideal é deixar para fazer o serviço com um mecânico para evitar sujar as mãos com óleo.

Escolhendo o óleo certo para o carro

Lembre-se de utilziar o óleo recomendado pelo fabricante, você pode verificar esta informação no manual do fabricante. Uma dica é ter um litro extra do mesmo óleo, assim você pode completar quando necessário e saber exatamente qual óleo usar na próxima troca. Óleo de motor sintético ou mineral?

Há muitas opções e qualidades a considerar quando se escolhe óleo de motor. Certamente, não é mais do que apenas a lubrificação para pensar. Por exemplo, algumas pessoas optam óleo 100% sintético porque sua viscosidade não varia quando há mudanças de temperatura.

Qualidade
Se você tiver um carro mais antigo e sem garantia, deve continuar utilizando um bom óleo. A maioria das marcas vendidas em grandes lojas e oficinas possui uma ótima qualidade.

Viscosidade (flutuação)
O óleo recomendado consta no manual de instruções. Um dos mais populares é o 5W30. O primeiro numero antes da letra “w” é a é a resistência que o óleo tem sobre si mesmo para movimentar. Um óleo mais viscoso tem menos resistência para movimentar entre as peças do motor, ou seja, escorre mais facilmente. O número depois do “w” é a facilidade que o óleo tem na partida a frio, ou seja quanto menor o número mais fácil de ligar no frio.

Os fabricantes e marcas de óleo
Existem vários fabricantes diferentes de óleo, e cada marca de carro tem geralmente uma marca recomendada. As oficinas também podem indicar o que é melhor, por isso pode ser complicado descobrir qual marca que você pode se beneficiar do uso. Mais sobre troca de óleo e filtro Como fazer uma troca de óleo em casa.


Aqui estão os 14 passos para você mudar seu óleo commuitafacilidade:

Levante seu carro usando um macaco ou rampas.
Ligue o motor para permitir que o óleo esquente. Você só precisar deixar o motor em marcha lenta por 3 minutos para aquecer o óleo suficientemente para que possa escorrer facilmente. Deixando o motor funcionar permite que todos os sedimentos que se afundaram para o fundo do óleo voltem à superfície, isso resulta em maior limpeza do motor.
Junte as ferramentas que você vai precisar: óleo novo; uma bacia; um jornal velho; uma chave inglesa e uma lanterna.
Desligue o motor e retire a tampa de óleo. Isso vai estar em algum lugar na parte superior do motor, mas você pode consultar o manual do proprietário caso tenha problemas para localizá-lo. Removendo a tampa permitirá que o ar flua através dela e drenará o óleo mais rápido.
Embaixo do carro você verá o cárter de óleo. Será um prato de metal localizado perto da parte inferior do motor. Haverá um parafuso ou um bujão sobre a parte inferior do mesmo. Depois de ter localizado o cárter de óleo, coloque o recipiente que será utilizado para recolher o óleo e um um pouco de jornal possíveis respingos.
Retire o bujão. Fique esperto que o óleo vai sair imediatamente! Nem sempre o óleo vai cair na direção certa do pote. Esteja preparado para ficar um pouco confuso!
Espere até que todo o óleo tenha sido drenado do carro. Isso pode levar vários minutos. Quando o óleo tiver parado de sair do motor, é seguro para colocar o bujão de volta ou o parafuso.
Verifique se o bujão ou parafuso está bem fixado antes de por o novo óleo.
A quantidade correta do óleo (em litros) está no manual de instruções. Verifique antes de começar a encher.
Comece a colocar o óleo no motor.
Meça com a vareta para verificar o nível do óleo é correto de acordo com o que diz no manual do proprietário.
Recoloque a tampa do óleo.
Ligue o motor e certifique-se de que a luz da pressão do óleo no painel de instrumentos não fique acesa.

O que o óleo do motor realmente faz?

A função básica do óleo do motor é a de lubrificar os componentes móveis do motor. A lubrificação adequada permite que todas as diferentes as peças do motor se movem entre si sem gerar muito atrito. Se houvesse atrito, teria muito desgaste entre as peças. Também poderia sobreaquecer o motor, causando uma quantidade significativa de danos aos componentes vitais do motor.
O óleo de motor funciona com o fluído do radiador do carro para garantir que o motor não superaqueça. Ao reduzir a quantidade de atrito gerado por peças em movimento, o calor é espalhado por todo motor e não fica concentrado em uma só área, dissipando-o mais facilmente. O óleo de motor no seu motor também funciona como um aspirador. É pegajoso e assim consegue pegar as partículas de poeira ou sujeira que encontrar no seu caminho para dentro do motor. O motor deve permanecer limpo para que ele para executar no seu máximo de eficiência. O óleo de motor é vital para fazer isso acontecer.
O motor pode ser capaz de funcionar de uma forma sem o óleo do motor, mas teria que utilizar muito mais combustível, a fim de manter as partes que se deslocam com a mesma velocidade. O óleo cria uma superfície escorregadia o que permite que as peças a mover-se facilmente o que reduz a força necessária para alimentá-los. Sem o óleo do motor seria facilmente susceptíveis a danos causados por pequenas partículas de poeira ou a sujeira e superaqueceria muito mais facilmente.

Com que frequência devo trocar o óleo?

Óleo de motor desempenha um papel vital para garantir o funcionamento harmonioso e eficiente do seu motor cada vez que estiver funcionando. Por isso, é muito importante para certificar de que ele permaneça em boas condições e que é plenamente capaz de fazer seu trabalho. Isso só é possível se for trocado regularmente para garantir a qualidade do óleo e para se certificar de que não acumulou muita sujeira que poderia causar problemas com o motor mais tarde.
Existem diferentes teorias sobre quantas vezes você deve trocar o óleo, mas a maioria dos fabricantes recomendam 10.000 km. Isso parece muito, mas isso é o que é recomendado para manter seu carro funcionando com sua máxima eficiência. Em carros com motores diesel, a recomendação é para mudá-lo ainda mais regularmente, a cada 5.000 km ou 6 meses.
Não trocar o óleo regularmente pode acabar causando problemas para o seu carro. O óleo pode se diluir, se não for reposto frequentemente e isto pode significar que o óleo começa a quebrar. Se isso acontecer, o óleo fica mais fino e oferece menos proteção do motor, principalmente nas peças móveis. Haverá mais atrito e isso pode causar desgaste desnecessário em componentes do motor que vai custar muito mais para reparar que trocar o óleo. Este óleo diluído também pode comprometer o desempenho do seu carro, aumentar a sua emissão de poluentes nocivos, e afetam drasticamente a economia de combustível ea quantidade de óleo que seu carro precisa para um bom desempenho. O manual do proprietário vai indicar quantas vezes a troca é necessária. Isso varia com o tamanho do motor, combustível utilizado, uso do carro (estrada e cidade). Também não é necessário fazer a troca toda hora, caso tenha dúvidas consulte uma oficina especializada ou o fabricante.

O que é o filtro de óleo e o que faz?

Um filtro de óleo praticamente faz o que diz na lata: é a parte do motor do seu carro, que filtra o óleo. É um dispositivo que normalmente é aproximadamente do tamanho de uma lata de ervilha que é absolutamente vital para o bom funcionamento de seu motor. O trabalho do filtro é remover todas as impurezas ou partículas contaminantes que vem do óleo do motor. Se pequenas partículas de substâncias duras entrar no óleo, pode causar atrito e danificar peças. Se uma dessas partículas de sujeira ou pequenas lascas de pedra, por exemplo, é grande o suficiente, pode ficar alojado em parte do seu motor e parar um pistão de se mover ou uma válvula. Isto poderia ter consequências graves sobre o desempenho geral do seu motor e pode causar problemas que custam centenas, se não milhares, de reais para consertar.
O filtro de óleo em seu carro está lá para que isso não aconteça. Ela ajuda a limpar todo o óleo do motor para remover todas essas impurezas antes que eles possam causar grandes danos às peças do motor. Mas ao longo do tempo, como o filtro atrai mais poeira e sujeira, ele pode começar a ficar entupida e começa a parar de trabalhar de forma tão eficaz como antes. Se o filtro ficar muito bloqueado até fazer o seu trabalho corretamente, então o óleo sujo vai continuar a circular em torno do motor do seu carro que irá levar à redução da pressão de óleo e os riscos de impurezas tendo um efeito drástico sobre funcionamento interno do seu carro.
Portanto, é extremamente importante que você troque o seu filtro de óleo regularmente. O manual do proprietário informa a frequência que deve trocar o filtro de óleo, isso varia entre marcas e modelos.
A troca do filtro é sempre recomendada quando fizer a troca de óleo, para que assim possa ter um óleo livre de impurezas. O melhor de tudo que o óleo tem um preço relativamente barato se compararmos com outras peças do carro.